A Cura [2017]

O título completo do filme é "A cura para o bem estar" e deviam ter mantido esse título aqui no Brasil, porque, durante o desenrolar do filme, ele faz muito sentido.
Enfim, é a história de um jovem acionista que vai até uma espécie de retiro de repouso em Estocolmo, buscar o presidente da empresa, que após se internar no local, enviou uma carta enigmática informando que não irá retornar mais.
A partir do momento que o rapaz entra no tal retiro, a gente já sente o alarme gritando dentro da cabeça de há algo de errado ali. Todos os internos são idosos e parecem tranquilos e felizes [demais].
O filme, que tem 2h30, vai se desenvolvendo em um ritmo lento e constante, nos dando informações em conta-gotas e é pontuado pela paranoia e pela sugestão, misturados com as revelações absurdamente horrendas e claro, cenas de tortura perturbadora (a cena da cadeira do dentista... Ugh!).
Vale alertar aqui que o filme tem cenas de abate animal e uma quase cena de estupro [que não chega a ser consumada, mas é bastante perturbadora].
Mas existem muitas cenas esteticamente bonitas, macabras, admito, mas igualmente belas.
Não foi um filme fácil de assistir, mais pela duração do que pelo conteúdo. Os cenários são lindíssimos, do ponto de vista do horror e de filmes de ficção científica e pode-se dizer que a mensagem final do filme é, nunca obedeça cegamente tudo o que te dizem para fazer. Não confie em quem diz que está fazendo coisas estranhas/incomodas "para o seu bem".
Me surpreendi que o filme é do Gore Verbinsk, que dirigiu filmes blockbuster como Piratas do Caribe e a trilogia O chamado, porque "A cura" foge completamente desse padrão de narrativa/direção, é um filme complexo e incomodo e que te faz pensar.
Também vale citar que uma das personagens-chave do filme, a Hanna, é interpretada pela Mia Goth, que ficou mais conhecida pelo seu papel no remake de Suspiria, fazendo a personagem Sara. O ator que faz o protagonista, no entanto, não fez nada muito conhecido, Dane DeHaan é mais conhecido por "Versos de um crime" (filme sobre o Allen Ginsberg jovem - interpretado pelo Daniel Radcliff) e O incrível homem aranha 2.
Você encontra o filme para download com facilidade pela rede, dublado ou legendado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)