Saint Maud [2021]
Acabei de assistir "Saint Maud" filme que eu estava esperando ansiosamente desde 2019, quando saiu o primeiro trailer.
Infelizmente, não me maravilhei com o conteúdo, como esperava.
Agora entenda, o filme não é ruim, mas, na minha opinião, várias informações da narrativa ficaram subjetivas e para dedução dos espectadores, o que deixou o roteiro todo bastante confuso e eu acredito que se o filme tivesse mais 30 minutos de duração (completando 2 horas) teria sido uma experiência mais completa.
No filme conhecemos Maud, uma jovem enfermeira incubida de cuidar de uma bailarina aposentada em estado de câncer terminal. O filme pode ser divido em três pontos: quando Maud e Amanda (a bailarina) se conhecem e parecem criar um forte laço de amizade e companheirismo, seguidos do momento em que Maud descobre que a mulher contrata os serviços de uma garota de programa e começa a desprezar sua paciente e em fim, o desfecho trágico em que acontece uma coisa horrível mas, não fica confirmado se foi alucinação ou realidade.
Eu sei que não devia ter colocado tanta espectativa num filme só pelo trailer, mas, o fator que pesou a favor na balança foi que a produtora A24 estava envolvida, ela é responsável por filmes que eu gosto muito como "Hereditário" e "Midsommar" e outros filmes conhecidos dos consumidores de cinema de arte, tais como "A Bruxa" e "O farol".
Infelizmente neste aqui a experiência não foi imersiva e perturbadora como eu esperava e em certos momentos eu me questionava porque a Maud não procurava ajuda médica, já quem em vários momentos do filme fica claro que ela tem algum tipo de problema que está afetando seu cérebro.
Mas, um ponto positivo é a falta de atores homens no filme. Os poucos que aparecem são apenas para representar o sexo como algo violento e vulgar, são coadjuvantes. O elenco é quase predominantemente formado por atrizes.
Como eu disse antes, não foi uma experiência ruim, mas também não foi tão perturbadora e chocante quanto prometia o trailer. Na minha opinião, faltou interação entre as duas personagens, mais situações de extremismo religioso por parte de Maud e pelo menos mais 30 minutos de filme.
Em conclusão, fica aqui a dica mais velha do mundo do cinema, nunca crie expectativas em um filme com base apenas no trailer.
Comentários
Postar um comentário