Kwaidan [1964]

Este filme já estava na minha lista há alguns anos, então eu resolvi colocá-lo no desafio de Halloween para enfim assistir e confesso que não me arrependi. 


Antes de mais nada, gostaria de explicar que a palavra "kwaidan" é utilizada para se referir a histórias de fantasmas, contos assustadores ou sobrenaturais e que esse filme tem uma abordagem bastante teatral, lembrando um pouco o tradicional teatro kabuki japonês. 

E que o filme tem 3 horas de duração e um ritmo bem lento de narração. Ele é uma antologia composta por 04 contos japoneses folcloricos de horror, aborda várias lendas populares do periodo feudal do Japão.

A primeira história, "Os cabelos negros" fala de um samurai que após se tornar um Ronin (samurai sem mestre) abandona a esposa e sai em busca de um novo casamento que lhe traga status social. 

O homem até consegue se casar com a filha de um nobre, mas o relacionamento não dá certo e ele acaba, 10 anos depois, voltando para a ex-esposa. 

Ao chegar na casa onde morava com ela, encontra o local vandalizado, mas ainda assim, sua antiga esposa esta lá, exatamente com a mesma aparência de quando a deixou (lembrem-se, isso faz dez anos). 

Após passarem a noite juntos, o homem desperta e é surpreendido por uma horrível e perturbadora realidade.

*

A segunda história, chamada "A mulher das neves" fala sobre dois lenhadores que se abrigam em uma pequena cabana para fugir de uma nevasca. Em certo momento o lenhador mais jovem acorda e vê uma mulher toda de branco debruçada sobre seu amigo, o lenhador mais velho. Ela está sugando a alma do homem pela boca. 

Ao ser descoberta, a mulher misteriosa diz que poupará a vida do lenhador jovem, contanto que ele jamais mencione o encontro que teve com ela.*

Ele então conhece uma encantadora jovem a beira do rio, eles se apaixonam e se casam. Eles tem filhos e tudo vai muito bem, até que um dia, desejando compartilhar o estranho acontecimento que passou há alguns anos com a jovem esposa, o lenhador conta sobre a mulher das neves... E teria sido melhor se não o tivesse feito. 

*Uma premissa parecida foi usada muito tempo depois no segmento das gárgulas de "Contos da escuridão, o filme". 

*

O terceiro segomento é "Hoichi, o homem sem orelhas" que fala sobre um rapaz cego que mora em um mosteiro budista. Ele canta e toca muito bem uma certa peça sobre uma batalha que aconteceu há muitos anos e certa noite, um suposto serviçal de um grande senhor feudal vem buscá-lo para que ele interprete a peça na sua corte. 

Hoichi obedece e vai. Tudo vai bem e o serviçal volta buscar o rapaz mais duas noites seguidas, até que, um dos monges do mosteiro vê onde Hoichi estava sendo levado. Ao cemitério para entreter os mortos com sua música, mas por ser cego, o rapaz não sabia onde estava. 

Em uma tentativa de impedir que os fantasmas viessem buscá-lo uma terceira vez, que seria derradeira para tornã-lo um deles, os mongens escrevem sutras de oração por todo o corpo do rapaz, mas esquecem de fazer isso em suas orelhas. 

Os sutras tornam o rapaz invisível para os fantasmas...Exceto pelas orelhas.

*

E o quarto e último segmento se chama "Em uma xícara de chá" e conta a história de um senhor feudal que tem de enfrentar o fantasma que foi eliminado por ele anteiormente. A paranoia corre solta neste ultimo conto, com o senhor feudal entrando em pânico enquanto luta com o inimigo invisível. 

Vale ressaltar que essa antologia não é assim "assustadora de te deixar sem dormir a noite", mas vários dos contos pegam em pontos sensíveis da sociedade.

E para quem se interessou pelas histórias, sugiro procurarem o livro "Kwaidan - contos de horror" onde vários desses contos e mais alguns ainda estão representados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)