Livro - Menina má
Quando a Darkside lançou esse livro, eu não tive lá muito interesse, porque pela sinopse, não parecia tudo isso. Mas esse ano o livro entrou em promoção e eu finalmente comprei e admito, não me arrependi.
Terminei de ler “Menina Má” de William March, hoje. O livro tem 12 capítulos, eu li um capitulo por dia, exceto por ontem e hoje, que eu li 2 capítulos por dia. Ou seja, eu terminei a leitura em 8 dias.
A história, que foi escrita em 1954, nunca foi tão atual, abordando o tema de serial killers psicopatas mirim. A personagem em questão se chama Rhoda Penmark e é uma menina de 7 anos que desde pequena demonstrou inclinações para o assassinato, começando ao matar seu próprio cachorro.
A narrativa é bastante fluída e nós vemos a história toda quase sob o ponto de vista da mãe, Christine Penmark, que se desespera ao descobrir que a filha tem o que ela chama de “semente do mal”.
Eu já li muito material que aborda psicopatia assassina, mas nunca tinha visto um no qual a personagem principal fosse uma criança humana consciente de seus atos. (porque se for falar de filmes de terror com crianças possuídas, ah, ai é outra história).
Não foi uma leitura fácil, admito. A falta de empatia e humanidade de Rhoda me deixaram bastante desconfortável, afinal, ficava me perguntando como uma criança poderia ser assim tão má, insensível, interesseira e cruel? Mesmo uma criança ficcional.
O livro virou adaptação para uma peça teatral (na qual os idiotas mudaram o final para ficar tudo arco iris cor de rosa) e um filme, que por aqui saiu como “A tara maldita” e esse sim, foi totalmente fiel ao livro. - ainda vou assistir.
Enfim, crianças psicopatas é um tema bastante perturbador, porque costumamos deduzir que crianças são puras, ingênuas, gentis, queridas, fofas e blablabla. Mas sabe como é, em todos os lugares, a cada mil flores, sempre brota uma erva-daninha assassina.
Só teve uma coisa que eu não gostei no livro, foi a assimilação do fator genético. não digo mais para não dar spoilers.
Recomendo bastante o livro para quem gosta de suspense/terror psicológico e tem interesse em ver como funciona a mente de um jovem serial killer psicopata - ou seria psicopata serial killer? Enfim, fica aqui a sugestão para os interessados.
Comentários
Postar um comentário