Climax [2018]

Eu preciso falar sobre esse filme incomodo pra caramba chamado Climax.

[Aviso: esta review pode conter pequenos spoilers]

Antes de mais nada, é do Gaspar Noé, um Argentino naturalizado na França cujos outros dois filmes mais difundidos eu também baixei, mas ainda não vi [por falta de estômago mesmo].

Tudo nesse filme, desde a estrutura dos créditos até a apresentação narrativa é extremamente surreal e absurda. (Os créditos finais sobem no começo do filme, de baixo para cima e o título do filme aparece no meio, quase no final do filme).

E eu fiquei o tempo todo pensando "isso parece uma bad trip dos infernos" (bad trip = experiência extremamente assustadora e ruim quando se está sob efeito de drogas pesadas).

O filme é a história de um grupo grande de dançarinos que se reúnem em uma escola de dança afastada da cidade para treinar e performar uma coreografia. A cena em si da tal coreografia é muito interessante e eu recomendo vocês a procurarem só ela no youtube depois. É quase hipnótica.

O problema começa depois da performance. A responsável pelo convite a todos eles fez uma tigela de sangria (bebida de baixo teor alcoólico misturada com pedaços de fruta), mas, após todos eles tomarem alguns copos, começamos a perceber que alguém botou LSD na bebida e ai a coisa começa a ficar feia.

Não tem estripamentos nem estupros, mas tem muitas conversas desconfortáveis e um aborto auto-induzido a base de murros [esta cena é bastante perturbadora, mas pelo comportamento de rebanho do resto do grupo instigando a moça a "matar o bebê" do que pela cena em si]

O filme não é linear e eu tenho quase certeza que o Noé aprontou a mesma coisa que fez em "Irreversível" (ele colocou uma frequência sonora inaudível que causa enjoo e mal estar nas pessoas), como eu sei disso? Comecei vendo o filme muito bem, terminei com uma enorme ânsia de vômito e mal estar.

Não é um filme fácil de assistir e certamente, não é um filme para o grande público que além de acha-lo chato, não vai entender nada.
Há uma infinidade de referências ao terror e as práticas sociais, também há discussões de assuntos pertinentes como sexo, aborto, filhos, estupro, relacionamentos, virgindade e tudo que existe no meio.

Não é um filme que eu pretendo rever futuramente repito mais uma vez aqui, não é um filme para você que gosta de cinema comercial/blockbuster/mastigadinho e nem para você que não consegue lidar com conteúdo pesado, uso de drogas ilícitas e outros tipos de violências.

Realmente, uma passagem só de ida para o inferno da modernidade.

***E eu pesquisei, o filme foi inspirado em um caso real que aconteceu em 1996 em uma pequena cidade da França.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)