Belladonna of Sadness [1973]
Assisti ontem essa animação japonesa dos anos 70 que é repleta de psicodelismo e surrealismo e muita, mas muita violência contra a mulher.
AVISO: esta review terá spoilers
A história tem painéis estáticos (imagens) e cenas animadas e fala da história de Jane e Jean, um casal de camponeses que acabaram de se casar num feudo na idade média.
Mas, ao invés de dar a benção ao casal, os senhores feudais oferecem a noiva, Jeanne, para ser violada por todos da alta corte. - Infelizmente isso era uma prática comum na idade média, o Senhor Feudal tinha direitos sobre os vassalos, inclusive sobre as jovens - mesmo as que tinham se casado.
Dali pra frente a coisa só fica cada vez pior pra Jane. O marido começa a beber, não consegue juntar dinheiro pra pagar os tributos, tem a mão esquerda amputada pelo senhor feudal, enquanto Jane entra cada vez mais em desespero.
Até que um dia um pequeno demônio aparece e lhe oferece vingança em troca de seu corpo físico e sua alma imortal. Jeanne aceita e por algum tempo eles conseguem ter dinheiro, ela se torna credora de impostos, mas a Senhora feudal, a mesma que jogou Jane para ser abusada pela corte no dia do casamento, tem inveja e raiva de Jane e quando o senhor feudal volta da guerra, a mulher faz a cabeça do marido e diz que Jane é uma bruxa e merece a morte.
Essa animação não tem final feliz. Jeanne morre queimada na fogueira, só para depois retornar, agora toda dominada pelo demônio e então se vingar do vilarejo e dos moradores. - e então, se desmanchar.
É uma animação muito incomoda e o traço setentista causa ainda mais incomodo, apesar de ser esteticamente muito lindo em vários momentos.
Pode-se dizer que esta é uma fábula macabra sobre como, não importa o que faça, a mulher será culpada só por ser mulher. A gente vê a Jane sofrer tanto, mas tanto, que quando a animação acaba só dá pra dizer "ufá, ainda bem que acabou".
Você encontra o filme completo, com legendas em espanhol, no youtube.
Comentários
Postar um comentário