Amantes Eternos

image

O filme de hoje foge totalmente do padrão de grandes blockbusters e sucessos de bilheteria. Este aqui é um filme de 2013, apresentado no festival de Cannes ou em outras palavras, que não foi exibido para o grande publico. O elenco apresenta nomes como Tilda Swinton (no papel de Eve) e Tom Hiddleston (no papel de Adam) e Mia Wasikowska (no papel de Eva).

O filme trabalha com um plot-base que é sem dúvida um dos meus favoritos. Vampiros milenares tentando coexistir no mundo moderno. A caçada a presa humana foi extinguida e atualmente, essas criaturas remanescentes se alimentam através de coletas de sangue. Enquanto que Adam recolhe as suas através de um trato de compra com um médico no hospital, Eve adquire o seu com outro vampiro, buscando a encomenda periodicamente em um bar da cidade.
image
A sequência em que as três criaturas se alimentam; todos bebendo o sangue de pequenos cálices, como um licor a ser apreciado, merece atenção. As expressões quase orgásticas feitas por eles e o torpor e a sonolência que se seguem são uma metáfora interessante para o sexo.
Ficamos sabendo então que Adam e Eve são casados, mas, por circunstâncias não explicadas, moram em extremos diferentes do planeta. Ele nos Estados Unidos, ela no Oriente Médio. Durante uma conversa por telefone, ela diz que está indo visitá-lo. Adam é recluso e só sai de casa para coletar o alimento.
image
Ambos utilizam nomes de pessoas reais ou imaginárias do passado, como por exemplo, Fausto (Personagem-título do livro de Goethe) e Fibonacci, matemático responsável por criar a sequência Fibonacci onde números correspondem a letras. Os dois também são grandes acumuladores, na casa de Eve é possível ver pilhas e pilhas de livros, discos e outras coisas e na de Adam, instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos. O que faz jus a lenda de que vampiros são colecionadores de arte e informação.
Adam tem pensado em se suicidar. E como se mata um vampiro? Você me pergunta. A resposta é clara e simples. Ele encomenda uma única bala de madeira maciça. Afinal, uma estaca de madeira no coração os mata, então um tiro com um objeto feito de madeira deverá surtir o mesmo efeito. Mas ele ainda não tem coragem de puxar o gatilho.
image
Como usuários de droga em recuperação constante, os dois personagens precisam se conter perante acidentes causados por humanos e que resultam em perda de sangue. As expressões faciais feitas pelos dois perante o sangue derramado é muito semelhante a de um viciado em heroína ou outras drogas pesadas. A fissura e o anseio são quase palpáveis.
Mais alguns detalhes interessantes sobre o universo vampírico apresentado neste filme. Nós humanos somos chamados de “Zumbis” por eles, talvez pelo fato de que consigam nos persuadir e hipnotizar para que façamos o que desejam. Eve tem um dom sensorial de absorver informações e decodificar datas de objetos através do toque e apesar de vampiros não praticarem sexo, os dois dormem nus em um gesto de amor e intimidade que transcendeu as épocas.
image
Uma das cenas que eu achei mais “fora do padrão” do que são vampiros, é quando Eve abre o congelador e oferece a Adam um “picolé de sangue” (O negativo; é claro). 
image
Passa-se mais um tempo e então a irmã de Eve, Eva aparece e pela primeira vez eu acho que gostei da interpretação da Mia. Eu digo, este é o terceiro filme que vejo com ela, o primeiro no qual ela não é a protagonista, mas desta vez, ela conseguiu vender uma boa personagem. Uma vampira adolescente insuportável, mimada e voluntariosa. Eu adorei!
image
O filme todo é pontuado por discussões filosóficas de vida e morte e o que esta acontecendo com a humanidade que eles assistiram declinar para o abismo com o passar dos séculos, além de uma viagem despretensiosa de um casal de amantes que não se via há um longo tempo, redescobrindo locais esquecidos da cidade.
Os personagens falam de figuras históricas referindo-se a elas como idiotas e fúteis. O que nos dá um olhar totalmente novo e diferenciado sobre personalidades que já foram até mesmo colocadas em altares culturais.
E no fim chega-se a conclusão de que você não pode evitar a sua natureza. Ser quem você realmente sente que é e agir contra os instintos que gritam na sua cabeça. Gostei muito do filme, em parte por ser grande entusiasta de vampiros e em parte pela forma como a história foi desenvolvida. Sem pressa, sem atropelo. Apresentada com cuidado e maestria nas duas horas de filme. Tilda e Tom fizeram interpretações incríveis, representando os dois opostos da criatura vampírica. O ávido por conhecimento e informação e aquele que chegou no estado de depressão e depreciação total, onde nada mais importa.
image
Recomendo-o para quem busca uma visão fora da caixinha do que são vampiros, além de gostar de discussões existencialistas e sobre o comportamento da humanidade. O filme tem uma bela fotografia, trilha sonora extremamente agradável e atuações… Dignas de criaturas da noite. perfeitas.
Realmente, o titulo foi explicitado durante todo o filme, sem ser citado nenhuma única vez. Somente os amantes são eternos.
“Você é tão gentil…”
Esta review foi um pedido do Moon Levi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)