O macaco [2025]
Quero começar aqui dizendo que o conto "O macaco" é um dos meus favoritos do livro "Tripulação de esqueletos" e que quando fui ver a adaptação no cinema, pelo menos na primeira meia hora, eu achei bastante fiel ao conto.
O caldo começou a entornar quando o filme pareceu tentar ser uma versão "mais barata" da franquia "Premonição", sinceramente, algumas mortes ali foram tão absurdas que eu e um amigo que foi comigo ver o filme, começamos a rir e o que era para ser terror virou terrir.
Sobre o macaco ter um tambor e não um par de cimbalos, acho que comentei aqui há alguns meses que isso foi culpa da dona Disney, que registrou o brinquedo original, lançado nos anos 1970, como marca patenteada dela, impedindo qualquer outra pessoa de usar o layout do brinquedo sem ter de pagar uma parcela para a casa do rato.
Eu ainda pretendo rever o filme antes do ano acabar, mas num geral, daria uma nota 05/10 pelo conjunto da obra. Já vi outros filmes do diretor Oz Perkins (filho do Anthony Perkins, o ator responsável por dar vida ao Norman Bates na franquia Psicose) e confesso que tenho sentimentos conflitantes quanto aos produções do diretor. Gosto de pelo menos um filme que ele fez e dai tem esse aqui, que não é assim tão ruim. (Sério, se você achou "O macaco" ruim, vá ver "Pacto maligno"/"Mercy", aquilo sim foi uma adaptação péssima).
Gostei de algumas cenas de morte, como a que acontece no comecinho do filme com o arpão de caça e a da tia dos gêmeos, mas a partir dali a coisa já começou a entrar no terreno pastelão.
Enfim, "O macaco" não foi assim "O Pior filme de horror de 2025", mas também não foi nada memorável. Acho que teria ficado melhor, se o diretor tivesse se mantido fiel ao conto, inclusive sobre a cena final, que difere muito conto x filme, pois enquanto no conto há uma abordagem mais sombria e macabra, no filme, acontecem exaustivas tentativas de fazer da morte, algo "divertido".
Eu estava devendo essa review há meses, mas só agora me dei conta de que se não fizesse ainda este ano, não valeria mais a pena escrever em 2026.
Se você gostou do filme, ótimo. Se não gostou, tá tudo bem também. Só lembre de usar educação nos comentários e se você, assim como eu, ficou em cima do muro, gostou de metade e achou metade meio forçado, bem-vindo a clube.
Ps.: Minha opinião sobre o filme é só isso, minha opinião. Não estou tentando impor nada aqui.

Comentários
Postar um comentário