Nós [2019]

O filme em si é maravilhoso, inteligente e instigante e fez a gente sair da sessão cheia de teorias e perguntas.


É a história da pequena Adelaide, que enquanto está em um parque de diversões perto da praia, acaba se separando de seus pais e vai parar em uma espécie de casa dos espelhos, onde ela se depara com uma doppelganger sua (o famoso duplo, que diz a lenda, todos nós temos). Ela é encontrada pelos pais, mas o choque foi tão grande que a impossibilitou temporariamente de falar.
A menina cresce, casa, tem dois filhos e então os quatro retornam para a tal praia onde tudo aconteceu na sua infância e é ai que as coisas ficam macabras. Em certo momento aparece uma família de quatro pessoas em pé do lado de fora do gramado dele, e essas pessoas são... Eles.
As informações sobre a origem daqueles duplos é fornecida pra gente em um ritmo de conta-gotas e é preciso muita atenção durante todo o filme para montar o quebra-cabeças complexo do roteiro.
Mais pra frente no filme, descobrimos que todas as pessoas daquela praia tem um duplo e que todos eles, armados de enormes tesouras douradas pontiagudas e trajando macacões vermelhos, estão aos poucos abatendo os "originais".
O filme pode ser interpretado de forma literal, invasão domiciliar por um grupo de estranhos que parecem cópias defeituosas dos originais ou pode ser analisado com cuidado bastante para que se note todas as nuances ocultas e metafóricas do roteiro.
O final nos deixa mais cheios de dúvidas do que de respostas e me fez questionar as críticas apresentadas por Peele.
No quesito violência, o filme não decepciona, mas, também não explicita as imagens horrendas. Não somos obrigados a ver um desfile de sangue e tripas, mas pelas cenas sabemos que os personagens foram brutalmente assassinados.
Ah, há também menções a vários conteúdos dos anos 80, como filmes, músicas e cultura pop.
"Nós" é um filme inteligente de crítica social e terror ao mesmo tempo, além de abordar o quanto uma mãe se preocupa para proteger os filhos [sejam seus ou não].
Pretendo rever quando sair para download, porque, assim como "corra!" e "hereditário", "Nós" é um filme que é preciso rever mais algumas vezes para captar todos os detalhes ocultos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)