O Ano em que meus pais saíram de férias [2006]
Existem vários filmes sobre o período da ditadura militar no Brasil, de cabeça eu aqui lembro de uns cinco. Mas eu nunca havia visto um que abordasse o tema pelos olhos de uma criança.
Mauro é um garoto feliz que vive com os pais até que no ano de 1970 eles "saem de férias". O menino ficará com o avô e os pais vão "viajar". Mas, acontece um imprevisto, o avô do menino morre antes que eles o deixem no prédio de apartamentos e sem saber disso, o menino fica sozinho, sendo cuidado pelos outros inquilinos do lugar (que são judeus, sendo que o garoto é um Goi, um não-judeu).
Em paralelo ao comportamento inicialmente arisco de Mauro para com o vizinho do avô, que começa a cuidar dele, vemos vislumbres aqui e ali dos ataques militares contra os cidadãos, incluindo um grande ataque da cavalaria contra jornalistas em um prédio [e é aqui que o menino vê a ditadura em ação pela primeira vez].
É um filme tocante, melancólico e ao mesmo tempo cuidadoso e crítico e que foi dirigido por Cao Hamburguer, famoso pela série de tevê "Castelo Rá-tim-bum".
O mais comovente é ver que apesar de estar mergulhado na luta contra a ditadura, o garoto não compreende o que está acontecendo, por que estão prendendo o vizinho do seu avô ou procurando como fugitivo o amigo do seu pai, que é jornalista.
Realmente, um filme incrível e que deveria ser visto pelas pessoas, ainda mais na atual situação que o país está passando.
Comentários
Postar um comentário