Eden Lake [2008]

Aviso, esta review tem spoilers!

Esse filme, que por aqui saiu com o título bizarro [mas pertinente] de "Sem saída" é um Thriller sangrento mas com um final que deixa um gosto amargo na boca.

Pois nele não há qualquer compensação social ou senso de justiça cumprida.
Resumindo, em Eden Lake o mal sempre vence e quando eu digo mal, eu digo pessoas cruéis e psicopatas a lá estilo a família Sawyer (Massacre da serra elétrica).
É a história de um casal de namorados que vão até o tal Eden Lake pra passar alguns dias mas acabam sendo infernizados por um grupo de adolescentes escrotos. O filme podia ter terminado ali mesmo se o namorado não fosse comprar briga com os moleques e bom, desencadeasse um efeito dominó do horror.
Daqui pra baixo o filme vira um horror survivor com a moça fugindo dos garotos que se mostram um grupo de jovens sádicos e doentios com inclinações psicopatas e homicidas.
A única coisa que me incomodou foi o final porque diferente de "Ils" [outro filme que eu já comentei aqui] os garotos sobreviventes [que foram responsáveis por pelo menos 2 mortes] tem o apoio dos pais que acham que a moça é a culpada dos assassinatos. Em "Ils" as crianças cometem os assassinatos mas saem impunes e ninguém fica sabendo.
Em Eden Lake os garotos se fingem de vítimas e culpam a moça pelos assassinatos do próprio namorado e de um outro garoto que eles tacam fogo vivo.
Sei lá, eu me acostumei com a formulazinha de o bem vence o mal e todos vivem felizes para sempre que foi vendido a exaustão pelos filmes hollywoodianos (este aqui é britânico), mas eu sei lá, mesmo com todo o gore, violência, perseguição e um climax de tirar o fôlego, quando eu terminei de ver "Eden Lake" fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa e claro, uma baita dor de estômago e um gosto amargo na boca.
Mas foi diferente de todos os outros filmes estrangeiros que eu já vi até hoje, foi estranho e desconfortável, não por saber que os culpados eram crianças (pois ao contrário e "Ils" que a gente só descobre isso no fim do filme, aqui fica claro que os garotos são maus desde o começo do filme), mas talvez pela forma como os pais deles reagem ficando do lado dos filhos, enquanto que nós que acompanhamos todo o trajeto de fuga e desespero da personagem, sabemos quem deveria ser defendido.
Enfim, é um filme bastante intragável pela crueza e sadismo e claro, não é nem para o grande público e nem para pessoas sensíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)