Parasite [2019]
Acabei de ver esse filme e posso afirmar com propriedade que foi, até agora, o filme mais incomodo e perturbador que eu vi este ano.
Do mesmo diretor de "O hospedeiro" [que eu também recomendo muito!], "Parasite" fala de uma família de quatro pessoas, pai, mãe e um casal de filhos, que aos poucos sob pretexto falso se infiltram na casa de uma família de classe alta e aos poucos vão substituindo os funcionários da casa e experimentando o luxo do local quando os patrões não estão.
Mas, a coisa toda muda de figura quando uma informação secreta sobre a casa é trazida a luz.
O filme, além de ser um Thriller psicológico muito interessante, também serve como crítica social e como pessoas ricas veem e esperam que pessoas de classes mais baixas [aka empregados] hajam diante de certas situações.
Filme muito incomodo em diversos níveis e que eu não recomendo pra todo mundo, entre outras coisas, por causa da duração, 2h12, mas também pelo ritmo lento e arrastado da narrativa.
Não é um terror com litros de sangue e um banquete de tripas voando pra todo lado, mas, não deixa de ser perturbador.
Pode ser interpretado como uma fábula complexa sobre como o anseio por uma vida melhor a qualquer custo pode trazer sérias e graves consequências perenes.
Gostei muito, mas não sei se conseguiria rever no futuro. Foi um mal estar diferente, como só o cinema Sul-Coreano sabe fazer.
Comentários
Postar um comentário