Ils [2006]


Acabei de ver esse filme de terror francês chamado "Ils" [eles] e bom, não sei dizer bem o que estou sentindo ainda porque o choque do desfecho, pelo menos pra mim, que sou uma pessoa que ainda tem alguns sentimentos humanos, foi bastante forte. 

O filme tem 1h13min de duração e ainda assim conseguiu ser um terror psicológico extremamente claustrofóbico [figurativa e literalmente - por conta de algumas cenas finais].

É a história de uma professora francesa dando aula em Bucareste na Romênia. Ela e o namorado/marido moram juntos em uma casa grande afastada da cidade, apenas os dois. Tudo vai muito bem até que... Eles aparecem. 

São quatro seres encapuzados que começam a fazer mind games com os dois, inicialmente roubando o carro deles, fazendo-os sair da casa e então, cortando e religando a energia elétrica, os dois acham que estão seguros até que... Eles entram na casa. 

O plot twist é digno de impacto e incomodo social e a identidade dos perseguidores e seus motivos fazem a gente se sentir mais mal ainda, nos fazendo questionar o que está acontecendo com a saúde mental da sociedade. 

Um filme que mescla bem o home invasion e elementos da maldade humana enraizada e a falta de senso de moral e ética, além da indiferença entre fazer o bem, fazer o mal ou causar dor apenas como uma modalidade de diversão. 

Este filme, de 2006, foi o que "inspirou" o filme americano de 2008 "Os estranhos" (confesso que ainda não vi esse, com a Liv Tyler, mas fiquei com curiosidade agora, pra ver quanto de "Ils" foi aproveitado em "Os estranhos", já que, o filme francês com elenco extremamente reduzido, conseguiu ser instigante e torturador na medida certa).

Também vale citar que o poster americano do filme francês é um enorme spoiler da cena final (cena final esta que dá desespero e serve bem como uma metáfora de que quando você grita socorro, todos fingirão não ouvir).

**Vale citar que o filme não tem cenas de estupro e nem de sexo consensual e que todas as cenas de agressão/ataque são feitas em off (ou seja, fora da câmera). 

Enfim, eu tive tanto trabalho pra conseguir baixar esse filme que acabei resolvendo manter o arquivo por esse motivo, porque o filme em si, é doentio demais e também serve para mostrar que as vezes a compaixão é o pior erro que uma pessoa em apuros pode demonstrar por seus algozes, independente de quem eles sejam. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)