Annabelle [2014]


Eis que cinco anos depois de ser lançado, eu finalmente assisti esse filme e o engraçado é que, não é ruim! Tirando o fato de que essa boneca parecer que foi feita no avesso.

O plot é interessante e consistente [para um filme de terror que se apoia em possessão demoníaca], me fez pensar em vários outros filmes de terror entre "O Exorcista" e "O bebê de Rosemary".

A sequência final foi bem tocante e o gancho pro segundo filme fez sentido, apesar de eu detestar continuações.

A projeção do demônio que possuiu a boneca, manipulando-a também serviu pra tornar a narrativa assustadora e ausência dos Warren foi maravilhosa - pq eu odeio a inserção desses dois na franquia do "invocaverso".

Resumindo, o primeiro filme é até inteligente e por se passar nos anos 50/60 não tem o uso ridículo de eletrônicos e excesso de efeitos especiais.

Eu gostei mais desse do que os filmes da franquia "invocação do mal", especialmente pelo fato de a boneca [feia pra cacete - eu preciso dizer!] não se move ou anda ou fala sozinha, a lá Chucky.

A única coisa que me incomodou demais é a aparência da boneca, porque, sinceramente, não me interessa se é item de colecionador e blablabla, eu jamais daria uma boneca feia dessa pra uma grávida e muito menos compraria uma pra mim!

Eles podiam ter feito a aparência dela mais palatável e cativante, sem no entanto, ter de usar a imagem da Annabelle original [que é uma Rag Ann Doll - marca famosa e favorita entre as crianças americanas]. E esse é o meu único ponto negativo, a boneca é feia demais pra gente criar outra coisa que não seja repulsa, mesmo antes de toda aquela coisa de invocação e possessão.

Duas observações: Na tevê durante o filme fala-se da familia Mason, a qual assassinou Sharon Tate, esposa do Roman Polanksi, que estava grávida, enquanto ele gravava "o bebê de Rosemary" - no filme a personagem, que se chama Mia [nome da atriz que fazia a Rosemary - Mia Farrow] é esfaqueada na barriga e quase perde a bebê +tem toda aquela coisa do prédio/apartamento/porão que faz menção direta a trilogia dos apartamentos do Polanski.

Pode ser só viagem minha, mas eu achei que esse filme foi uma grande homenagem a "O bebê de Rosemary" e a "trilogia dos apartamentos" +com toda a coisa do gaslighting disfarçado e desacreditamento da Mia, jogando a culpa na depressão pós-parto.

Se a gente parar pra analisar, esse primeiro filme da Annabelle tem bastante bagagem cultural cinematográfica.

Dei uma nota 08 de 10. [Pq eu odeio essa palhaçada de dar nota quebrada, pra mim ou é nota redonda ou é nota inteira]

Ninguém vai ler, mas tá ai, minha opinião. Agora estou me perguntando se assisto os outros filmes ou se vai ser perda de tempo?

Edit: os filmes 2 e 3 são ruins. verdadeiros caça-níqueis e que não apresentaram a origem real da boneca, a história das duas enfermeiras - que deveria ser o gancho direto do filme 1. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)