The Breadwinner [2017]
Aos poucos eu estou assistindo os vários filmes que tenho no notebook, pra decidir o que vou manter e o que vou excluir, e esse aqui com certeza é para manter.
A história se passa no Afeganistão logo que o Talibã instaurou sua política castradora e terrorista na população. Aqui nós conhecemos Parvana, a menina do poster, filha de uma escritora e um professor, que foram obrigados a abrir mão de suas profissões por ordem do regime terrorista.
Parvana acompanha o pai no mercado, onde ele se oferece para ler e escrever em troca de pagamento. O pai dela perdeu uma perna na guerra anterior ao momento atual do país.
Certo dia um moleque que se juntou ao Talibã, desses que quando tem uma arma na mão ficam valentes, discute com o pai da menina, que acaba defendendo-o, o que atiça a ira do moleque, que marca os dois e depois, manda prender o pai da garota.
Agora entenda, lá no Afeganistão, uma mulher não pode sair sozinha, não sem a companhia de um homem [seja filho,marido ou primo] e com a prisão do pai, isso faz com que a mãe de Parvana, sua irmã Soraya e seu irmãozinho [ainda bebê] comecem a passar fome.
Até que Parvana tem a ideia. Ela corta seus cabelos e vestes as roupas do seu falecido irmão mais velho e começa a se passar por menino. E é ai que ela vê a liberdade que ser homem naquele país lhe dá.
Em paralelo a isso, ela vem contando para o irmãozinho um conto sobre um jovem que foi resgatar as sementes roubadas por jaguares, do grande e malvado rei-elefante.
E esse misto de realidade cruel e fantasia mágica é o equilíbrio perfeito para tornar o filme algo comovente e ao mesmo tempo, extremamente fiel a realidade daquela população.
O nome do filme "Breadwinner" significa ao pé da letra "ganha-pão" e está ligado a Parvana e sua prática de se travestir de menino para conseguir alimentar e sustentar a família enquanto o pai está [injustamente] preso.
Mas ela não está sozinha, logo quando começa a se passar por menino, encontra uma ex-coleguinha da escola [da época em que meninas ainda podiam estudar] que também se passa por garoto e as duas juntas fazem pequenos serviços dentro do bazar por alguns trocados. Mas, ao contrário do pai de Parvana, o da outra garota é mal e cruel e tudo o que ela sonha é conseguir dinheiro suficiente para fugir dali e viver sua vida em paz.
O final é bastante animador, apesar de todo o horror e tristeza que pontua o longa-metragem.
Recomendo para quem gosta de conteúdo histórico/cultural e de animação.
Comentários
Postar um comentário