31 dias de Halloween - dia 08 - Jovens Bruxas
Jovens bruxas (ou The Craft, no original) é um daqueles filmes que despertou em uma boa parte das garotas na minha adolescência, o desejo de se interar da chamada bruxaria (sim, eu sei que o filme tem uma abordagem leiga e talvez muito errônea sobre as práticas místicas, mas, eram os anos 90 e bastava um filme fazer sucesso que os adolescentes seguiam a tendência – se bem que isso não mudou muito até hoje).
Mas se você tirar o artifício “bruxaria”, o filme é apenas uma história sobre um grupo de garotas que sofrem bullying e assédio e resolvem se vingar disso. Mas, como eu disse, na época em que foi exibido aqui no Brasil, por volta de 1999, causou um impacto muito relevante nos adolescentes e eu me incluo na lista.
A história começa com Sarah, uma jovem que se muda com o pai e a madrasta de São Francisco para uma cidadezinha perdida no mapa. Após um dia de aula na nova escola, ela conhece três garotas que são evitadas pelos demais alunos, com base no boato de que são bruxas. São elas, Nancy, Bonnie e Rochelle. E apesar das três realmente praticarem alguns rituais e encantamentos, as coisas só começam a acontecer mesmo após a chegada de Sarah.
As garotas então começam a fazer rituais, seja para se vingar de uma garota que praticava bullying com uma delas ou para se livrar de marcas de um acidente violento do passado. E tudo vai indo muito bem, até que Nancy decide querer mais poder e as coisas começam a sair do controle.
Esta review está mais curta porque eu escolhi este filme apenas pelo fator de que precisava haver um filme sobre bruxas em um desafio de Halloween. Na lista original eu coloquei dois filmes infantis com essa temática, mas depois achei melhor escolher algo no meio termo para não ficar muito fraco.
Faz mais ou menos 10 anos que eu não assistia esse filme e confesso que foi uma experiência divertida, quando parei para comparar as ideias que eu tinha de quando eu vi pela primeira vez. Lembro que fiquei fascinada especialmente com o look da personagem Nancy, apesar de ela ser a “vilã” do filme, eu gostava dela.
Além de que, existe um relacionamento subentendido entre as personagens Bonnie e Rochelle. Nada explicito o suficiente para podermos confirmar, por se tratar de um filme para adolescentes, mas a forma como elas interagem uma com a outra deixa claro que há algum tipo de relação romântica entre as duas.
Após assistir essa vez para o desafio, agora com um senso critico mais apurado, também pude ler a personagem Sarah com mais atenção e ver que a criaram para ser a boazinha perfeita, do tipo que chega a perdoar o cara que tenta estuprá-la. (sim, ela faz isso). Não vou me aprofundar na analise ou essa review para o dia das bruxas vai virar outra coisa, mas quando a gente revê filmes da infância ou adolescência, já no período de vida adulta, acabamos notando detalhes que passaram despercebidos.
Ah, duas curiosidades interessantes, a atriz que interpreta Bonnie, a garota com queimaduras nas costas, é Neve Campbell, a Sidney da franquia de filmes Pânico e ano que vem o filme completa 20 anos de lançamento.
“Cuidado com os esquisitos, garotas. / Senhor, nós somos os esquisitos!”
Nota informativa: Para quem está achando as indicações muito mornas, informo que até o dia 10 do desafio eu vou falar de filmes classificados como “sessão da tarde”, parcialmente leves e que se você tem pelo menos 20 anos, já deve ter assistido pelo menos uma vez, após esse dia, as coisas vão começar a ficar meio tensas por aqui.

Comentários
Postar um comentário