31 dias de Halloween – dia 02 – Contos da Escuridão

image





Seguindo a linha de abordagem de Contos da Cripta, Contos da Escuridão (ou Tales from the darkside) era originalmente uma série de tevê com história de horror cruel e visceral e sua adaptação em filme, foi meu primeiro contato com esse tipo de terror. Por isso, eu tenho muita consideração por esse filme.
[CONTEM SPOILERS]

A história é composta por um conto principal e três auxiliares. O principal é sobre uma canibal de classe média-alta que prende um garotinho chamado Timmy, em sua despensa e o engorda com biscoitos de chocolate, para quando ele atingir o peso ideal, eviscerá-lo e assá-lo para servi-lo aos amigos. Em uma tentativa desesperada de ganhar mais tempo, o garoto se oferece para ler algumas histórias de um livro que a canibal lhe deu. O livro se chama “contos da escuridão”.
A primeira história é sobre um jovem negociante de antiguidades chamado Belliinghem que ao ter sua tentativa de entrar em uma universidade barrada, após ter sido injustamente acusado de roubo de um artefato histórico, resolve se vingar dos três responsáveis, através do uso de um pergaminho antigo capaz de trazer a vida uma múmia decrépita. Os dois primeiros assassinatos seguem a linha dos ritos de mumificação, retirada do cérebro com um atiçador em brasa e para a segunda “vitima” preenchimento do corpo com flores e frutas [mas nesse caso, os dois ainda estavam vivos]. O terceiro, indignado com as mortes do melhor amigo e da irmã, mortos respectivamente, vai até o tal importador e o amarra e ameaça, enquanto esquarteja a múmia aos pedaços, enquanto ela retorna a vida após a conjuração do feitiço. Mas ao queimar um pergaminho que ele acredita ser o que o outro usava para fazer a invocação, deixa o importador ir. Sem saber que queimou o pergaminho errado. A história termina com a irmã e o amigo mortos batendo na porta do sobrevivente e quando ele abre dizem: “Bellinghem manda lembranças”
image
A segunda história, a qual eu devo confessar, é a que mais me incomoda, foi escrita pelo Stephen King e apresenta um assassino de aluguel contratado por um velho milionário chamado Drogan. O velho chama o homem para que ele dê cabo de um gato, que segundo ele, foi enviado para matá-lo, como uma vingança, por conta dos 5.000 gatos que ele matou durante suas pesquisas farmacêuticas. Drogan então sai, dizendo que retornará no dia seguinte e que caso o gato esteja mesmo morto, pagará o combinado. O homem passa a noite inteira tentando matar o tal gato, mas no fim, o bicho o derruba e então, entra no corpo do assassino, através de sua boca. Essa é uma cena perturbadora, pelo menos na minha concepção de ideia. E o gato fica lá dentro da barriga do morto esperando o velho, quando o homem se aproxima do corpo, a barriga do cadáver explode e o gato ensangüentado pula no colo do velho, matando-o de susto. Das três, esta é a história que mais me incomoda, talvez pelo gato entrar no corpo do homem, talvez por ser um animal vivo, talvez por ser do Stephen King.
A terceira e ultima é sobre um artista chamado Preston que não consegue vender suas obras de arte e certa noite tem um encontro fatídico com uma criatura estranha num beco. O ser que lembra uma mistura de Gremlin e Gárgula, o aborda e faz uma promessa. Ele terá fama, fortuna e sucesso, contanto que jamais comente com ninguém ou tente fazer qualquer representação do monstro a sua frente, sob a promessa de que se o fizer, a criatura voltará para matá-lo. Desesperado para fugir, Preston aceita e mal a criatura levanta voo, ele leva um encontrão de uma bela moça. Eles acabam se apaixonando e tem dois filhos. Preston enriquece, suas obras vendem como água e está tudo as mil maravilhas.  Até que um colega seu vê uma estatueta na qual estava trabalhando em segredo. Uma estatueta da criatura. No mesmo instante sua esposa e filhos entram no galpão e ao se depararem com a estatua, a moça dá um grito e tanto a sua pele quanto a das crianças começa a rasgar, expondo a criatura horrenda que até aquele momento estivera oculta. Os três revelados, a criatura pergunta a ele “por que Preston? Por que não pode manter sua palavra?” e em seguida morde Preston no pescoço, matando-o. em seguida levanta voo e pousa sobre um prédio, transformando ela mesma e aos filhotes em pedra.
Após a terceira e ultima história, voltamos para a cozinha da canibal, onde o menino desesperado para fugir, atira bolinhas de gude no chão, a mulher ao entrar na jaula para pegá-lo, tropeça nelas e cai sobre um conjunto de agulhas finas que ela usaria para costurá-lo após a evisceração. O garoto alcança a chave que prende seu pulso e se solta, empurrando a mulher para o forno. Ele então pega um pacote de biscoitos sobre a bancada, morde um, olha para a câmera e pergunta: “Vocês não adoram um final feliz?”
Eu lembro que a primeira vez que vi esse filme ele me causou um impacto tão forte que fiquei sem dormir direito por um tempo, não por conta das criaturas das três histórias, mas por causa da canibal, porque ela parecia uma pessoa tão normal e gentil que chegou a me dar pavor.
É um filme feito para a televisão, então, claro, não tem nem metade dos cuidados dos que saem para o cinema, mas é um terror interessante, em que a situação principal, o garoto na gaiola, e as histórias que ele conta para ganhar tempo se entrelaçam tornando o enredo fluído e interessante e você torce para um dos lados vencer no final [digo isso porque há pessoas que torcem para o mal triunfar nesse tipo de filme, sim, elas existem].
Você pode encontrar alguns episódios da série que deu origem ao filme no youtube, sem legendas, mas completos. A grande maioria se apóia no humor sarcástico ou humor negro com pitadas de horror visceral e escancarado. Certamente não é o tipo de filme para se assistir com gente que tem medo, mas para quem está começando a querer entrar nesse gênero complexo que é o terror, é uma ótima primeira escolha.
“Vocês não adoram um final feliz?”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes sobre BDSM que realmente valem a pena assistir

Aluno inteligente X O Aprendiz (Conto x Filme)