31 dias de Halloween - dia 19 - Comboio do terror
Por ser minha primeira tentativa de fazer esse desafio, coloquei um bocado de adaptações do Stephen King nela. Está aqui é considerada uma das mais trash feitas em cima de um conto dele. O conto em questão é “Caminhões” do livro “Sombras da noite”. Este filme foi escrito e dirigido pelo próprio King e me deu um bom trabalho para achar, pois só se encontra completo no youtube em inglês. As legendas você precisa caçar por ai e vocês sabem que nem sempre elas batem com o filme, não é?
A história começa com uma previsão astronômica. No dia 19 de Junho de 1987, as 9h47 da manhã, o planeta Terra ficará a mercê da cauda do cometa Rhea-M e tal interferência irá durar oito dias, cinco horas, 29 minutos e 33 segundos. Durante esse tempo, todos os objetos mecânicos e eletrônicos do planeta vão adquirir vida própria e se tornarão extremamente hostis.
As primeiras cenas já demonstram que os eletrônicos estão ganhando vida. O letreiro de um banco na Carolina do Norte, ao invés de escrever as cotações das moedas, diz “Foda-se”. Em seguida vemos Stephen King, que assim como Hitchcock, gosta de fazer pequenas aparições nas adaptações de seus contos em filmes. Assim que ele coloca o cartão no caixa eletrônico, o aparelho ao invés de mostrar o saldo diz “Você é um idiota”.
“Querida, venha aqui ver! Essa máquina me chamou de idiota”
O filme começa com uma música do AC/DC, “Who made Who” (quem fez quem?), enquanto a câmera mostra uma estrada movimentada. Dentro da cabine da concessionária, dois homens jogam baralho, ao mesmo tempo em que o painel responsável por levantar a ponte, liga e executa funções por conta. Apesar de o sinal estar verde, a ponte começa a levantar, causando confusão entre os motoristas.

Por conta do excesso de inclinação da ponte, acontece um engavetamento ao contrário, pois carros começam a cair em cima de outros carros. Um caminhão e um motoqueiro caem no rio. E então vemos o que se tornou o ícone desse filme. Sim, estou falando daquela carreta da Happy Toys com uma enorme cara de duende verde sorridente na frente. E é aqui que a maior parte da ação acontece, em um posto de gasolina+parada de caminhoneiros.
Uma bomba de diesel atira liquido na cara de um frentista e uma fatiadora elétrica dá os primeiros sinais de vida hostil e então ataca a garçonete que fritava ovos, enquanto que na área de jogos do restaurante, um idiota ganancioso que estava coletando as moedas cuspidas pelas máquinas é eletrocutado por uma delas até a morte. Esse filme tem um bocado de sangue, então se você gosta disso, esse é o seu filme!
Em outro canto do país, um treinador vai comprar refrigerantes para o seu time de baseball mirim, que venceu uma partida. Mas após dar algumas pancadas na maquina, que ele acredita ter engolido seu dinheiro, ela o ataca, atirando as latinhas de refrigerante nele. O lugar parece um campo de guerra, com garotos estirados pelo gramado, vitimas das latas voadoras. O treinador que foi atingido em cheio na cabeça, morre no mesmo momento. Não é uma visão nada bonita. Enquanto que o único sobrevivente tenta fugir, um rolo compressor invade o campo de baseball e passa por cima de um garoto e sua bicicleta. O garoto que não foi atingido consegue pegar a própria bicicleta e sair fugido do lugar
Mais uma mudança de foco e agora vemos uma moça que pegou carona com um cara pervertido, que pensa que porque a deixou entrar em seu carro, pode ficar passando a mão nela. O radio não funciona, mas ela continua tentando até que pega alguma coisa. Uma mensagem dizendo para que saiam da estrada principal. Como o motorista imbecil não lhe dá ouvidos, ela puxa o volante, fazendo com que cheguem até aquela parada de caminhões, sim, a do caminhão com cabeça de duende verde.
Enquanto o motorista, um homem baixo e atarracado com cara de pervertido, desce para brigar com a garota, o caminhão-Duende Verde começa a ligar os motores. Ele avança para cima do homem e da garota e se ela não é rápida e o puxa para o lado, o idiota teria sido atropelado. A parada está ficando cheia e estão chegando mais dois! Um casal de recém-casados. Mas antes de chegarem lá, eles param em outro posto, onde o frentista foi brutalmente assassinado.
Lembra o garoto sobrevivente do campo de baseball? Então, ele ainda está fugindo e durante o trajeto, passa por algumas ruas onde várias pessoas foram mortas pelos seus walkmans, cortadores de grama, carros e até um caminhão de sorvete! Que circula pelas ruas tocando a musiquinha feliz enquanto que sua frente está coberta de sangue. O filme trabalha com três focos. O pessoal preso na parada de caminhões, o casal recém-casado na auto-estrada e o garoto na bicicleta.
O resto do filme é o pessoal que está preso na parada de caminhões, tentando criar um plano para destruir os caminhões lá fora, sim, porque depois do Sr. duende-verde, chegam pelo menos mais quatro caminhões-baú. É um daqueles filmes com enredo previsível, mas com o desenrolar da história nos faz perguntar quem obedece a quem. É clássico maquina X homem (não ao contrário), que ao contrário do seu remake, teve um final mais agradável.
Este é um daqueles filmes pouco conhecido até mesmo entre os fãs do King, talvez pela dificuldade de encontrar um arquivo com qualidade de imagem e legendas. Poderia ser chamado de irmão caçula de Christine e é uma ótima diversão, com doses programadas de sangue, esquartejamentos e morte para toda a família (ou talvez não).
“Who made Who?”

Comentários
Postar um comentário